quarta-feira, 12 de março de 2008


ENTRE NUVENS E BORBOLETAS
Na mitologia grega a alma humana era representada por uma borboleta. Quando a pessoa morre, sua alma escapa do corpo na forma de uma borboleta. Seu significado simbólico é transformação. As borboletas representam a passagem da vida corpórea para a vida espiritual. Em grego antigo, Borboleta diz-se Psyché, ou seja, ALMA, por sair do casulo, ao nascer, a borboleta é símbolo da alma imortal, representa, auto-transformação, clareza mental, novas etapas e liberdade.
Entre nuvens e borboletas significa o renascimento e a transformação , ou seja , a capacidade de comprrender o chamado para a liberdade.
Mas quando se fala de liberdade, é preciso entender o sentido da palavra, pois o que é liberdade para mim, talvez não seja para você.
E isso denota o quanto a liberdade é cerceada, pois a própria palavra segundo o dicionário aurélio significa: faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a sua própria determinação.
Portanto Nuvens e Borboletas que significa a transformação fazendo uma analogia a Nuvem que pode ser por exemplo,
metáforas de distância, distração, infelicidade .
Novamente nos remete ao conceito de liberdade e transformação, como algo subjetivo , ou seja , ..."cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é... (Dom de iludir/Caetano Veloso)

3 comentários:

Tatiana M. disse...

Trasnformação! Adoro esta palavra. Estamos em constante transformação e pensamos que isso se dá por escolha nossa, pois pensamos ter a "liberdade" de decidir nossos atos, mas defendo mto a idéia do determinismo, portanto a liberdade é uma ilusão......
As borboletas sempre me trarão boas recordações relacionadas a você =)
bjão

Vivendo e se descobrindo disse...

Liberdade...
Ha liberdade, tão sonhada liberdade ...
Quantos de nós já não nos deparamos em busca "dela", sem nos darmos conta do quanto utopico isso nos é, afinal ao nos depararmos com o novo o que fazemos? nos reafirmamos através do outro...
Ou seja levantamos a bandeira de nossas vontades, porém para vivencia-las necessitamos da aprovação do meio... mascaramos nossas ações, dizendo "eu faço o que quiser e quando quiser", mas quando na realidade é algo sugestionado por todos os quais convivemos.

Unknown disse...

Sentimos hoja a liberdade do TER, e esquecemos a liberdade do SER.
Ter esta muito próximo da materia...de um mundo onde a busca da paz está por um fio, Ter poder..magia de engano, mas....
Ser é o ente que envolve, que busca, que entra em metamorfose. Morre para si mesmo.. e resurge na esperança de ter a capacidade infinita do perdão. do amor. da paz.
Não busque caçar as borboletas.. arrume o jardim do seu SER, elas viram até vc.
beijo enorme prima.

Arquivo do blog