quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Contribuições da Psicologia para a Educação



O objeto de estudo da Psicologia é a individualidade, ou seja, o que constitui o interno e o externo do sujeito, caracterizando sua subjetividade. Para tanto se faz necessário a escolha das várias abordagens , escolas Psicológicas que vão nos permitir estudar essa individualidade.
Se pensarmos que a aprendizagem é um fenômeno psicológico, porque é individual, tomamos consciência que cada indivíduo tem seu potencial de aprendizagem. Mas quando nos deparamos com a prática da educação nas escolas, não é o que temos visto, pois não há um conhecimento prático de que educar é instrumentalizar o indivíduo para que ele tenha condições de uma melhor existência dentro do seu contexto. Voltando a falar sobre as várias abordagens existentes na Psicologia , temos um grande leque de escolhas para construir essa subjetividade, mas não basta ter o conhecimento sem o respeito a própria individualidade, pois é preciso olhar sob vários aspectos dentro de cada uma delas e determinar o que se pode fazer dentro do contexto do que é educar.
Vemos um grande número de crianças que não conseguem acompanhar o desenvolvimento escolar, porque os próprios professores não dão suporte adequado a essas demandas, mas o que me preocupa não é a questão do professor em si, mas do que o psicólogo pode e deve fazer diante dessa queixa muitas vezes comum, dentro das escolas. Sabemos que existem profissionais capacitados para tal situação e que nos remete ao papel de ser psicólogo, mas quando falo do papel a desempenhar, falo também da ética que supõe conhecimento específico, habilidades e acima de tudo Responsabilidade com o outro.
A partir desse contexto do que é educar, de como é possível, coloco aqui a questão da Psicologia e a educação, não como um campo específico da escola, mas sim como uma contribuição para instrumentalizar o indivíduo para a vida, pois a maior parte de nossa existência permanecemos dentro da escola, e é a partir desse instrumento tão rico, o que supõe a intervenção correta dos educadores e psicólogos que contribuirão para esse enriquecimento, o nosso desenvolvimento enquanto sujeito único e capaz de desenvolver nossos potenciais.

4 comentários:

Vivendo e se descobrindo disse...

Penso que é por esse caminho, pois a educação é algo maior, nãopodemos pensar em educação e desenvolvimento sem olhar a individualidade de cada, sem observar e considerar omeio em que esse individuo esta inserido e respeitar a sua subjetividade, pois cada ser precisa de um olhar,ouvi uma frase essa semana do professor coordenador Roberto Menino " ensinar para quem tem a predisposição, para que naturalmente irá aprender é fácil, mas o professor deve estar atento e preocupado com aquele que por alguma razão tem dificuldades, porque são esses que de fato precisam do profissional..." Penso que a atualidade traz em várias áreas uma palavra que surge com constante frequencia nas conversar entre amigos, a tal equipe multiprofissional, acredito que com o olhar de várias especialidadesé possivel observar o cada individuo necessita para um desenvolvimento saudavel.
Esse é um assunto amplo que poderiamos ficar horas escrevedo e debatendo, amiga sei que você é um exemplo desse profissional que surge com uma visão de observação e assim poderá contribuir com o seu conhecimento e comprometimento.

Daniela disse...

Realmente ficaríamos horas debatendo sobre esse assunto...mas é nesses momentos que encontramos muitos caminhos possíveis de permear esse tão maravilhoso mundo que nos cerca. Concordo plenamente com o olhar que você propõe ao falar da Equipe multiprofissional, é nessa perspectiva que procuro responder a demanda da Educação e saúde do nosso País.Não penso que não é possível acreditar que existem profissionais habilitados, apenas me proponho a inadagá-los se de fato há engajamento e isso por si só já se torna um ato grandioso.É preciso acreditar que é possível e como diz o Coordenador Roberto Menino, pensar naquelas crianças que por algum motivo não se sentem seguras para desenvolver o seu potencial, no que se pode e deve ser feito por elas enquanto agentes de promoção da saúde , para que haja um futuro melhor.
Eu acredito!!!
Quem quiser me acompanhar é só seguir, porque onde há uma mão, existem cinco dedos e entrelaçados tornam- se dez.

LOS TRES disse...

Psicologia da educação ou educação para psicologia?

aproveitando o tema não posso deixar de manifestar a minha impressão a respeito dos futuros psicologos(as)que tem uma serieade em relação ao aprendizado do curso.
a psicologia promove uma seleção natural aos estudantes pois aquele que de fato não se aplica se exclui, de qualquer modo me ocorre que um discurso que faço questão de repetir, verbalizamos aquilo ao qual estamos preenchidos, para que um dia possamos falar sobre psicologia é necessário estarmos alem do gargalo preenchidos de psicologia, esta não pode ser aprendida em botecos, baladas ou colóquios infertéis.
o cerebro humano (especialmente o do psicologo) pode e deve ser alimentado principalmente com educação, ciente da responsabilidade da influência que exercemos na vida de todas pessoas que fizeram ou ainda fazem parte de nosso ciclo ainda que em curto espaço de tempo. Educação como saida? talvez mas com certeza educados como psicologos.

Anderson Fonseca

Daniela disse...

Olá Anderson,achei muito pertinente a sua observação com relação a educação para a Psicologia.
Realmente se faz necessário repensar a prática na educação para a Psicologia, ou seja , educar vai além do aprendizado dentro da nossa graduação, somos responsáveis por vidas como você mesmo disse e estar atento para o que de fato nos tornará um bom profissional é essencial.

Dani

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