quinta-feira, 10 de abril de 2008

O conceito de feminilidade



Que papel a mulher exerce na sociedade contemporânea? Acho muito difícil conceituar este tão sonhado e ao mesmo tempo não definido conceito de feminilidade. O que é feminilidade?
Partindo da definição da palavra, significa: Qualidade, caráter, modo de ser, de viver, de pensar, próprio da mulher. Portanto podemos pensar que o seu significado é muito subjetivo, ou seja, ser homem ou mulher não é algo da ordem da natureza e da evidência, mas da ordem do vir-a-ser e produzida por uma história pessoal e única de cada um , mas ao mesmo tempo cobrado pela sociedade de forma definida.Se analisarmos historicamente, a feminilidade e a mascunilidade sempre foi um enigma , ou seja, o próprio Freud pai da psicanálise já contestava o feminino como algo difícil de entender, “um continente obscuro”. Ao mesmo tempo em que a psicanálise foi capaz de dar conta do desejo das mulheres, ela permaneceu, até então, impotente perante o seu querer, que não coincide com o seu desejo. O que foi compreendido continuou insuficiente para explicar a feminilidade. Para Freud, o que constitui a masculinidade e a feminilidade é um caráter desconhecido que a anatomia não pode captar... "é impossível dar qualquer conteúdo novo às noções de masculino e feminino". Então a questão não se refere unicamente à feminilidade, mas à masculinidade também. Ao encerrar seus estudos sobre a feminilidade, Freud lembra-se que esteve descrevendo as mulheres até então, na medida em que sua natureza é determinada por sua função sexual e, que o mesmo apresenta-se incompleto e fragmentário. Não é sem propósito que Freud depois de escutar a fala das mulheres, remete-as à condição de um enigma e encaminha a questão aos poetas. E ao perguntar: O que quer a mulher? ... Ele encerra suas investigações, revelando o indizível relacionado ao feminino.

2 comentários:

Unknown disse...

Dani,

Que lindo blog! Agora não comentarei a matéria propriamente, porém quero ressaltar a sua iniciativa, atitude, sinceridade e sorriso que são características lindas e marcantes em você. Agora terei mais um lugar para entrar, tomar um cafezinho e deixar meus comentários. Dialogar com você num outro nível é gostoso e me entusiasma.Conte comigo sempre, minha querida amiga.

Vania de Castro

Sandra disse...

Nossa cultura incentiva as mulheres a serem sexuais, poderosas , iguais aos homens, enfim que estejam no controle, herança do movimento feminino, mas, no ponto de vista de Deus a feminilidade está ligada a uma mulher que está alinhada com sua vontade rejeitando o padrão imposto pelo mundo. Abraços

Arquivo do blog